Festa do Verde – Celebrar o encontro
Brigada de reinserção de rituais
Queremos fazer uma festa que celebre a floresta, as plantas, o verde e as pessoas, reforçando as relações afectivas entre todos os seres.
Precisamos de dançar, activar ancestralidade, ritual do encontro através do canto, da dança, do corpo, personificando a natureza.
Actividades para conhecer as pessoas daquele lugar – Dezembro 2021
Após fazermos a primeira a vista às aldeias de Meios, Trinta e Fernão Joanes, surgiram várias ideias para podermos prosseguir com a nossa participação artística neste projecto.
Decidimos realizar alguns objectos que irão interagir com a população a partir de Dezembro, data da próxima ida.
Esses objectos são pratos e copos, especialmente vidrados com diferentes verdes, e três caixas de diferentes dimensões. Todos estes objectos foram feitos por nós em diferentes tipos de pastas cerâmicas.
Os pratos e copos serão entregues a algumas pessoas com negócios de restauração, para que durante algum tempo criem receitas diferentes utilizando-os como receptores estéticos desses alimentos.
As caixas têm diferentes dimensões e serão deixadas nas três aldeias, com diferentes intensões. Cada caixa terá uma pessoa que se encarregará de a fazer deslocar entre as aldeias. Uma caixa será destinada à recolha de “receitas verdes”, outra às “histórias com árvores” e outra às “canções e poemas populares”. Em cada caixa existe uma ranhura onde podem ser colocadas todas essas palavras que espelham aquela comunidade.
A pessoa responsável por cada caixa deverá ser escolhidos por nós em conjunto com as forças de representação local. A ideia deve ser apresentada às equipes da junta de freguesia que nos ajudarão a fazer a divulgação desta recolha.
Os conteúdos das recolhas realizadas ditarão o rumo da nossa investigação artística.
Elsa Gonçalves e Mariana Fernandes