Projeto “Cuchicheo y murmullo”

O projeto que vou desenvolver na residência vai se concentrar os incêndios do cerro da Gardunha e na presença do fogo na paisagem de Fundão. A proposta tambem pretende definir o fogo , na sua complexidade, como um fóssil com vida. Por tanto eu vou trabalhar com pedaços e fragmentos de historias sobre os incendios, e tambem imagens e sons para construir um cenário
aberto de uma paisagem que vai se misturar com diferentes visões o que pode conter a presença do fogo e do incendio.

A metodología vai estar pensada para ter várias linhas de trabalho que estarão abertas a modificações pertinentes. Vão ser considerados conceitos como o do “murmullo” ou “cuchicheo”, que no seu propio significado em espanhol estão vinculadas ao conceito de ruido; esta relação entre palavras vai ser fundamental para identificar a ligação que vou desenvolver entre diferentes registos sonoros (por exemplo, dos cantos dos pássaros durante a noite, ou do vento, ou de pessoas a falar). A partir disso vai se criar um jogo perceptual e ambiguo com o significado do fogo e do seu proprio ruido.

Para esta residência, vou utilizar material fotográfico do Fundão e do cerro da Gardunha, material de arquivo visual (também da net), gravações de som feitas durante a residência, e recolha de material que poderia utilizar-se para fazer intervenções na sala de exposição da Asosiação ARS id.