Propostas de Projeto
Fundão 2022

A produção de uma série documental e de video-arte é, talvez a minha principal proposta de projeto para a residência no fundão. Trata-se de uma pesquisa sobre vários modos de vida no interior, de pequenos produtores e até mesmo de momentos de interação com a natureza, trazendo uma experiência sensorial, enquadrada em pequenos documentários e peças de video-arte, ilustrativos do trabalho e contemplação. Contrariamente a um registo clássico descritivo documental, em que as ações aparecem de forma sucessiva, descrevendo um processo ou uma narrativa, eu gostaria de envergar por um ponto de vista ligado ao sujeito. Transportando quem o visualiza para a sensação de estar a vivê-lo, desde as texturas da matéria, até à sonoridade paisagística e os visuais imersivos, descrevendo atividades de um modo cuidado em termos de fotografa, montagem e banda sonora.

Com a possibilidade de viver junto a estes sujeitos, temáticas e vivências, abre-se todo um potencial de exploração de paisagens sonoras (riqueza de ambientes de som), assim como de
análise da luz ao longo do dia e das estações. O meu trabalho foca-se principalmente na captura da misticidade dos momentos, ou seja, a transformação de ações que parecem simples em peças de caracter mágico, elevando a sua importância pela caracterização da luz.

O principal alvo de pesquisa e produção destes documentários são as pessoas que nesta região vivem ligadas à terra, e que cuidam dela diariamente, como pequenos produtores agrícolas e projetos de permacultura. Em que as suas produções respeitam a ciclicidade do ambiente, ou simplesmente tem a preocupação de suavizar o impacto na natureza ao produzir.
Também estará em foco a preservação de processos tradicionais, que foram concebidos ao longo de séculos e que hoje se estão a desvanecer. Isto inclui ofícios, metodologias e ainda a música, em especial os cantos de trabalho e as adufeiras (os). Gostaria de captar ainda alguns projetos em curso na região que estão inovar no estilo de vida, que estão a incorporar uma contemporaneidade de costumes e consciências numa vida em harmonia com a natureza e com as tradições locais.

Então, o projeto iniciar-se-á numa préprodução que inclui uma pesquisa essencialmente das temáticas, dos sujeitos e dos seus locais de trabalho, de paisagens e lugares de interesse no concelho. Falando de uma perspetiva mais técnica, a pré-produção é realizada com intuito de estudar visualmente, em termos de luz e cenários, para a captação, assim como um estudo de paisagens sonoras interessantes para o registo de ambientes. Ainda falando do ponto de vista sonoro, proponho ainda trabalhar com músicos locais que estejam interessados em participar nos projectos, ajudando na produção de uma banda sonora musical para cada pequeno documentário.

Já na fase de produção, será o momento de captação tanto de imagens como de som de entrevistas e assuntos relevantes a retratar, fazendo de forma acrescentada um making-of das sessões de gravação com registo através de fotografa analógica, que poderá complementar a visualização final dos documentários.

Na fase da pós-produção irei montar as imagens, através de um processo de edição e de ensonorização de cada peça, assim como de correção de cor. Nesta fase serão, ainda, estudadas as possibilidades de exibição do projeto, e de difusão não só na região, mas também ao longo do país.

Com todo este processo espero ter uma coletânia rica e transformadora, elevando o trabalho da comunidade, e possibilitando a pessoas de todo o lado a apreciar, quase que numa viagem sublime dos sentidos, a essência de viver nesta região, e a obstinação de todos os intervenientes nos seus trabalhos.